Atenta ao mercado de
SAÚDE para
APRENDER e INFORMAR

Confira as NOTÍCIAS
que a ATTO selecionou
só para você

Vamos conversar?
Ligue para (11) 98999-9846

Contate-nos

Notícias - por ATTO - Consultoria de Gestão e Educação em Saúde

SAÚDE e (o acerto do) FINANCIAMENTO
26 Jul

SAÚDE e (o acerto do) FINANCIAMENTO

Falta agregar políticas que façam diferença nos cuidaddos e na qualidade de vida da população. Equilíbrio entre oferta e demanda por profissionais é crucial para o desempenho qualitativo e quantitativo do sistema. Por OLÍMPIO BITTAR

“É preciso atenção às formas nocivas de concentração na saúde suplementar”. ANDRÈ MEDICI
17 Mar

“É preciso atenção às formas nocivas de concentração na saúde suplementar”. ANDRÈ MEDICI

Reprodução de entrevista publicada no blog da CONJUNTURA ECONÔMICA - FGV IBRE. André Medici, consultor internacional em Economia e Gestão de Saúde, membro do Board da United States Healthcare Alliance (USA-HA), Por Solange Monteiro, do Rio de Janeiro. Em 2021, segundo levantamento da Agência Nacional de Saúde (ANS), operadoras de planos de saúde registraram a entrada de 1,5 milhão de novos beneficiários. Estima-se que o movimento foi motivado pela pandemia e pelo reajuste negativo dos planos individuais e familiares.

Financiamento público & faturamento privado. NACIME MANSUR e outros
01 Jul

Financiamento público & faturamento privado. NACIME MANSUR e outros

Os objetivos deste estudo foram verificar a eficiência da gestão por Organização Social de Saúde (OSS) comparada com o setor privado; se há economia para a Secretaria do Estado da Saúde (SES) nos contratos de gestão para custeio da produção de um hospital público frente aos valores de produção faturada pelos métodos privados e estabelecer se os valores faturados pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) financiariam os mesmos procedimentos.

Reflexões sobre o planejamento da Saúde - SUS. ELIANA VERDADE
06 Abr

Reflexões sobre o planejamento da Saúde - SUS. ELIANA VERDADE

A busca pelo desempenho é um fenômeno mundial! Sem mostrar bom desempenho a legitimidade é questionada. A crescente importância de que é preciso conhecer para poder agir, constitui-se em elemento nuclear no desenvolvimento da avaliação em saúde, assim como da legitimidade de propostas de gestão da qualidade em serviços de saúde, e ainda de avaliação e desempenho de programas e sistemas de saúde.

SUS, UNIVERSAL E GRATUITO. SERÁ?  Felipe Lannes de Aguiar Pacheco
18 Fev

SUS, UNIVERSAL E GRATUITO. SERÁ? Felipe Lannes de Aguiar Pacheco

A definição do melhor modelo para que sejam alcançadas as almejadas melhorias, como o acesso da população aos serviços de saúde no tempo e da forma correta, utilizando os recursos necessários (nem mais nem menos), deve considerar a cultura do país e das localidades onde a política será aplicada, assim como a disponibilidade financeira e as formas de adequá-la a real necessidade, a disponibilidade dos demais recursos (como profissionais, unidades assistenciais devidamente equipadas, e insumos). Para tanto há a necessidade de um debate sem hipocrisia, claro, através do qual as cartas sejam postas na mesa para que a sociedade, por meio de representantes atue, participe.

Lançamento do livro “Boas práticas na gestão de parceria com o Terceiro Setor na Saúde”
15 Jan

Lançamento do livro “Boas práticas na gestão de parceria com o Terceiro Setor na Saúde”

No dia 5 de novembro de 2019, foi lançado em Brasília o livro “Boas práticas na gestão de parceria com o Terceiro Setor na Saúde”, resumo das apresentações realizadas no evento promovido nos dias 22 e 23 de agosto de 2018, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU). O evento reuniu dirigentes de organizações sociais, secretários de saúde e representantes dos tribunais de contas e do Ministério Público, com o objetivo de debater questões para o aperfeiçoamento das relações entre o poder público e o terceiro setor na área da saúde. A professora e assessora de gabinete da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Eliana Verdade, realizou a palestra intitulada “Conflitos entre a ótica de gestão e a ótica da lei” (p.168). Durante os dois dias de seminário foram realizados painéis com discussões sobre o tema, como: requisitos para a decisão de celebração de parceria, condições e metas dos contratos de gestão, aquisições e contratações de pessoas e serviços pela entidade parceira e a transparência na parceria com entidade do terceiro setor. O encontro foi uma iniciativa conjunta do TCU, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). Clique no título para fazer o download.

Gestão de Custos na Saúde no século XXI - palestra
21 Nov

Gestão de Custos na Saúde no século XXI - palestra

O sistema público de saúde brasileiro é considerado o maior do mundo, e iniciativas que permitam análise e habilitação na organização do SUS devem ser priorizadas. A proposta é oferecer uma visão atual da estrutura e fluxos dos sistemas e serviços de Saúde, pela perspectiva de busca da eficiência na aplicação dos recursos na Saúde Pública.

20 Ago

"QUALIDADE E GESTÃO NA SAÚDE", Eliana Verdade

“Os recursos da Saúde são insuficientes para as necessidades e desperdiça-se em outras coisas. Não estou nem discutindo o que se perde com corrupção ou por sistemas de compras mal feitas. Estou falando em não saber como gasta. Não vou discutir o que se desperdiça em contratações, duplicações, etc. Se olharmos para bons serviços de saúde que existem no Brasil, mesmo em alguns hospitais de pequeno porte e caros, a produtividade ou a efetividade deles é pequena”.

SAÚDE E INOVAÇÃO Dr. Olímpio JNV Bittar; José Dínio Vaz Mendes
06 Jun

SAÚDE E INOVAÇÃO Dr. Olímpio JNV Bittar; José Dínio Vaz Mendes

Incentivar a inovação tecnológica e de gestão em instituições públicas e privadas (lucrativas ou não) se torna a forma de sobreviver em tempos de mudanças profundas e rápidas nos cenários ambientais, socioculturais e econômicos, em especial nos momentos de crise, como é o caso brasileiro, garantindo a viabilidade das instituições.

Mecanismos de Gestão aplicáveis no Controle Interno - palestra ministrada por Dr. Nacime Mansur na E
08 Mai

Mecanismos de Gestão aplicáveis no Controle Interno - palestra ministrada por Dr. Nacime Mansur na E

Palestra: Saúde – Mecanismos de Gestão aplicáveis no Controle Interno Terça-feira 16 Abril 2019, 09:00 - 12:00 Objetivo: A proposta é apresentar ferramentas de gestão adotadas em organizações do Terceiro Setor que mantém parceria com o Poder Público na área da saúde, abordando estruturação e fluxos dos sistemas. Público-Alvo: Membros dos Controles Internos e Externos, profissionais da área de Saúde, membros dos Conselhos de Saúde, demais interessados pelo tema nas diferentes esferas de governo e sociedade em geral. Expositor: Dr. Nacime Salomão Mansur – Médico, mestre em Administração hospitalar, superintendente das Unidades Afiliadas da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Moderadora: Profª Eliana Verdade– Professora da Escola de Contas do TCMSP