Assessoria técnica para desenvolvimento e implantação de metodologia visando o acompanhamento, a fiscalização, a avaliação e o controle de mudanças em contrato de gestão celebrado pelo Estado do Espírito Santo com Organização Social de Saúde para gestão de um hospital público. Este trabalho teve como referência os princípios do learning by doing (aprender fazendo) para o desenvolvimento da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde. Contrato por notório saber da ATTO. O projeto foi realizado com as seguintes ações:
1) Apoio à SEGER (Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos) na avaliação e acompanhamento da capacidade de gestão da Organização Social gestora do Hospital;
2) Definição do modelo de governança para gestão dos contratos de parceria;
3) Treinamento da equipe responsável pelo acompanhamento, avaliação e controle do contrato de gestão;
4) Assessoria nas ações visando eventual repactuação, tendo sempre por perspectiva a rede de Saúde.
5) Revisão do modelo assistencial do Hospital Estadual Central mediante análise da produção de serviços em contrapartida à capacidade instalada e às necessidades da rede de saúde de referência.
6) Avaliação do desempenho e da execução do Contrato de Gestão vigente e proposta de orçamentária para o exercício seguinte, incluindo metas assistenciais quali-quantitativas e estimativa de custos operacionais no âmbito anual.
7) Apoio na correspondência aos protocolos formais vigentes no estado do Espírito Santo.
8) Revisão do lastro regulamentar adotado para realização do Censo Hospitalar e posterior fornecimento de Manual de Indicadores, com validação mediante oficinas de trabalho com os técnicos envolvidos.