Atenta ao mercado de
SAÚDE para
APRENDER e INFORMAR

Confira as NOTÍCIAS
que a ATTO selecionou
só para você

Vamos conversar?
Ligue para (11) 98999-9846

Contate-nos

Notícias - por ATTO - Consultoria de Gestão e Educação em Saúde

Saúde e Educação, Olímpio Bittar
05 Fev

Saúde e Educação, Olímpio Bittar

Para a Saúde, os níveis educacionais são fundamentais, pois, sem a capacidade de "obter, processar e compreender informações básicas para tomar decisões apropriadas em relação à preservação de suas condições físicas e mentais", torna-se difícil a adesão dos indivíduos a práticas que promovam a saúde, previnam as doenças e possibilitem o correto tratamento de doenças crônicas, cada vez mais prevalentes.

SUSTENTABILIDADE NA SAÚDE - ÁGUA E SEU CONSUMO, OLÍMPIO BITTAR, ADHEMAR DIZIOLI, ADRIANA GOMES
14 Jul

SUSTENTABILIDADE NA SAÚDE - ÁGUA E SEU CONSUMO, OLÍMPIO BITTAR, ADHEMAR DIZIOLI, ADRIANA GOMES

O uso racional e eficiente da água pode ter um impacto considerável na preservação da quantidade e nas práticas de combate ao desperdício. Medir, comparar e compartilhar dados são técnicas para identificar potenciais oportunidades para melhorias operacionais e conquistar melhores práticas no aprimoramento da gestão desse recurso limitado (Negri, 2006 como citado por Castro, 2012).

REDE HOSPITALAR : RESULTADOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS. Olímpio Bittar
20 Jun

REDE HOSPITALAR : RESULTADOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS. Olímpio Bittar

Apresentar os resultados dos hospitais da Secretaria Estadual de Saúde vinculados à administração direta do estado e às Organizações Sociais de Saúde, em 2013, quanto aos indicadores de desempenho, ou seja, a produtividade e a qualidade. Método: Utilização de dados dos sistemas de informação das Coordenadorias de Saúde e dos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde. Resultados: Os hospitais administrados pelas Organizações Sociais de Saúde apresentaram melhores resultados quanto ao tempo médio de permanência, à taxa de ocupação, à renovação de leitos, à utilização de sala de operação, à taxa de cesáreas, à taxa de cesáreas em primíparas e à infecção hospitalar. Conclusões: Os resultados obtidos são similares aos de estudos comparativos anteriores que demonstram melhor desempenho, produtividade e qualidade pelas unidades administradas pelas Organizações Sociais de Saúde.

Reflexões sobre a
23 Abr

Reflexões sobre a "personalidade" das peças jurídicas que formalizam as parcerias na área da Saúde.

  A área da Saúde tem adotado amplamente no país o modelo de governança pautado em parcerias firmadas entre o Poder Público e organizações do Terceiro Setor. A casuística acumula lastro desde 1998 e se estende por vários estados e municípios, tendo configurações bem distintas e peculiares à cultura e conjuntura loco regional.             

Reflexões sobre economicidade – ELIANA VERDADE
08 Fev

Reflexões sobre economicidade – ELIANA VERDADE

Na verdade, na maior parte dos casos se viabiliza a comparação de Despesas e não de Custos. Identificar a economicidade é imprescindível, entretanto, a estruturação das premissas de análise para abordagem requer ressaltar peculiaridades determinantes que, se não destacadas com o devido cuidado, podem induzir a conclusões parciais e carentes do devido lastro.

Saúde e (re) estruturação OLÍMPIO BITTAR
08 Fev

Saúde e (re) estruturação OLÍMPIO BITTAR

Na gestão da saúde, uma sequência de soluções inadequadas, má burocracia, baixo investimento e técnicas ultrapassadas, contribuíram para a formação da atual estrutura repleta de lacunas, falta de autonomia e inviabilização de política de recursos humanos, interferindo na capacidade de análise e síntese fundamental ao processo decisório e ao alcance de metas profissionais e institucionais.

SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO, Olímpio J. Nogueira V. Bittar
16 Ago

SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO, Olímpio J. Nogueira V. Bittar

É voz corrente a dissociação entre administração e financiamento na área da Saúde. A associação desses conceitos é fundamental para a execução de políticas de saúde; a administração efetiva permite ampliar em qualidade e produtividade a demanda por atendimento e justificar a necessidade de financiamento adequado.

Saúde e ajuste fiscal, por Olímpio Bittar
15 Jun

Saúde e ajuste fiscal, por Olímpio Bittar

...A deterioração de alguns dos serviços públicos no país ocorreu pela forma arcaica de administração dos recursos humanos pelo Estado, em princípio fortemente resultado da falta de autonomia das instituições públicas e pela má burocracia, onde aspectos como recrutamento, seleção, admissão, capacitação, distribuição de benefícios e demissão são dificultados ou quase impossibilitados, o que leva a gestão amadora , contribuindo para o inchaço da máquina.